O bonsai amora é a árvore que alimenta os famosos bichos da seda, tendo aparecido há 2.700 anos a.C. Espécie frutífera que alcança uma altura de aproximadamente 15m, e tem como peculiaridade a longevidade, podendo viver até 500 anos. As espécies apresentam formas distintas, segundo a variedade, com folhas alternadas, bordadas de grandes dentes, lobuladas de cor verde claro, brilhantes por cima. Têm coloração amarelo-dourada no outono. Os frutos de cor branco rosado, ovalados, maduram entre fevereiro-março.
SKU: 18-3-80
Fotos reais dos produtos. Qualquer variação se deve ao desenvolvimento natural da planta.
Deseja cotação de frete ou quantidadesdiferenciadas? Chame no Whatsapp!
Fotos reais dos produtos. Qualquer variação se deve ao desenvolvimento natural da planta.
As referência de dimensões estão nas imagens adicionais do produto.
Bonsai Amora
Nome cientifico: Morus
Morus é o nome do gênero que descreve as amoreiras, que dependendo da espécie são nativas da Ásia (a maioria), da África ou da América do Norte
São árvores de porte médio que podem atingir 5m de altura. Embora a copa seja bastante grande, é comum que alguns meses antes da frutificação a planta perca todas as suas folhas, pois é caducifólia. Isso não é um problema, pois brotarão novas folhas brilhantes e levemente ásperas. As flores surgirão em seguida, branco-amareladas e pequeninas. Na primavera chegarão os frutos, pendentes, saborosíssimos quando maduros e muito aptos para compor geleias, bolos, caldas, sucos, sorvetes, licores, xaropes, etc. Na culinária, ainda, os brotos jovens da árvore da amoreira são comestíveis ao serem cozidos.
A coloração das amoras varia de acordo com a espécie e com a maturação, mas todas elas são ricas em vitamina C, água e frutose (açúcar natural das frutas), ácido málico, pectina, vitaminas B1 e B2, betacaroteno, tanino e ácido linoleico.
As amoreiras também possuem altas propriedades medicinais, que variam de acordo com as partes da planta. As folhas agem como analgésicas, antibacterianas, antipiréticas (poder de abaixar febre), anti-inflamatórias e expectorantes, além de serem excelentes reguladoras hormonais (recomenda-se que mulheres prestes à menopausa tomem diariamente uma xícara de chá de folhas de amoreira). As bagas são um tônico para o sangue, laxativo, nutritivo e refrigerante. A fruta da amoreira, bem como as folhas e as cascas são anti-helmínticas e a casca é anti-inflamatória, catártica, diurética, expectorante e dilatadora bronquial. Os ramos agem como antiespasmódicos, antirreumáticos e diuréticos. Popularmente, é feito o gargarejo com o suco de amoras para tratar dores de garganta.
Além de todas essas maravilhas das amoreiras e o bonsai amora, elas ainda são muito atrativas aos pássaros!
O bonsai amora é uma planta de exterior, muito resistente, é comum no meio do verão as folhas ficarem com aspectos de “queimadas” pelo sol. O Bonsai amora gosta de receber sol diretamente nas folhas. Para se desenvolver e ter uma boa saúde, o bonsai precisa de, no mínimo, 2 horas de sol por dia, podendo ficar exposto nos períodos da manhã e da tarde. Embora resistente ao sol, as folhas da Amoreira se desidratam facilmente e isto contribui para que a planta tenha um elevado consumo de água. O Bonsai de Amoreira deve ser regado somente quando a terra do vaso estiver quase seca. Mas atenção: se a umidade do ar estiver baixa e a temperatura acima de 20 °C, a planta precisa ser regada todos os dias. O bonsai pode ser adubado da primavera ao verão com adubos ricos em fósforo pois é o responsável pela fortificação da planta e auxilia na frutificação. Realizar podas para controle de tamanho e formato do bonsai, mas é preciso deixar que se desenvolvam até um tamanho mediano, para que o seu Bonsai possa produzir os frutos, as amoras.
Origem: Ásia, África e América do Norte.
Características: Árvore de porte médio/grande, caduca com folhas verdes claras, que podem ser arredondadas ou com lóbulos. Muito apreciada pelos frutos e coloração outonal.
Ambiente:De exterior, muito resistente, é usual a meio do Verão as folhas apresentarem-se queimadas do sol.
Rega: O bonsai amora tem elevado consumo de água, e embora resistente ao sol, as folhas desidratam facilmente.
Poda: Dadas as grandes dimensões das folhas, devemos ter muito cuidado para não as deixar alongar.
Adubagem: Da primavera ao verão, não adubando durante o inverno.
Transplante: Faça seu transplante a cada dois anos, antes da brotação na primavera.